quarta-feira, 25 de março de 2015

NO MEIO DA CONFUSÃO GERAL, MAIS UM MINISTRO SE DEMITE

Deu em O Tempo


Em nota divulgada nesta quarta-feira (25), o governo federal confirmou a saída do ministro da Comunicação Social (Secom), Thomas Traumann. A nota não indica quem vai substituí-lo.
Segundo a nota, Dilma “aceitou” a demissão de Traumann. “A presidente agradece a competência, dedicação e lealdade de Traumann no período como ministro porta-voz”, diz o texto.

A saída de Traumann já era esperada. Na semana passada, foi divulgado um documento interno do governo, de responsabilidade de Traumann, criticando como o governo Dilma Roussef tem gerido sua crise, citando a existência de um “caos político”.

RELEMBRE O DOCUMENTO

Divulgada na terça-feira (17) pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, a análise da Secom aborda estratégias da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff e admite o uso de “robôs” para disseminar conteúdo favorável ao governo nas redes sociais.

O documento diz que os “eleitores de Dilma e Lula estão acomodados brigando com o celular na mão, enquanto a oposição bate panela, distribui mensagens pelo Whatsapp e veste camisa verde-amarela”. Em seguida, afirma que “dá para recuperar as redes, mas é preciso, antes, recuperar as ruas”.

O documento, que faz parte do trabalho de análise de conjuntura feito semanalmente pela Secom para a presidente da República, é dividido em três tópicos: onde estamos, como chegamos até aqui e como virar o jogo?

Depois das críticas à comunicação do governo e à atuação do PT em defesa do governo, o documento anota em seu terceiro capítulo que “não será fácil virar o jogo”, mas aponta que “a entrevista presidencial deste dia 16 foi um excelente início”, avaliando que Dilma Rousseff falou “com firmeza sobre sue compromisso com a democracia”, explicou de “forma fácil a necessidade do ajuste fiscal” e assumiu “falhas como a da condução do Fies”.

Segundo o texto, a “presidente deu um rumo novo na comunicação do governo”, mas “não pode parar”.

REPERCUSSÃO

Um dia após o vazamento do documento, o ministro tirou licença de quatro dias de suas funções. No dia 20 de março, o líder do PSDB, Carlos Sampaio (SP), protocolou uma representação no Ministério Público Federal contra o ministro da Comunicação Social Thomas Traumann, acusando-o de improbidade administrativa “pelo uso do órgão para a promoção pessoal e eleitoral da presidente Dilma Rousseff”.

E, nesta terça-feira (24), a Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado aprovou o convite para que o ministro explique aos senadores detalhes do documento.

Tribuna da Internet