quinta-feira, 1 de outubro de 2015

AFINAL, O QUE JUSTIFICA OS MAIORES JUROS DO MUNDO?

Stephan Schellmann

Pois é, sou uma “besta-quadrada”, um total “analfabeto” em termos de economia, mas, acima de tudo, sou cidadão e tenho sentido no lombo a faca de Shylock (aquela personagem fictícia da peça “O Mercador de Veneza”, do dramaturgo inglês William Shakespeare), de modo bem inclemente!

Os grandes “doutores” da economia podem explicar o que quiser (que os juros no Brasil são altos por causa da inadimplência, que por sua vez é alta dadas as elevadíssimas taxas de juros, que o crédito é caro por causa do compulsório do BC etc. e etc. e tal!).

Todavia, o fato é que temos os maiores juros (relativos e absolutos) do mundo, eis que, nem aqueles paisinhos miseráveis da África Subsaariana conseguem ter tais patamares!!! Como é possível? Sim, eu sei, os gastos do governo estão acima da arrecadação (isso sem contar, obviamente, com a perda de capital para a corrupção, que na verdade nem é tanto, da perda de finanças para os “assaltantes” – também chamados de “investidores” – que se banqueteiam com o dinheiro do povo brasileiro, fazem os tais “investimentos” e, à guisa de motel, caem fora de manhã depois de vilipendiar a “Geni” (numa alusão à canção de Chico Buarque de Hollanda) que vem a ser nossa santa terrinha tupiniquim.

LUCRO CRIMINOSO

Para deixar claro, não sou contra o lucro, afinal, eu também o busco, porém, sou contra o lucro criminoso, afinal, as taxas praticadas pelos grandes bancos são indubitavelmente, criminosas, e, diga-se de passagem, apenas meia dúzia deles que se “fecham em copas” e “cartelizam” todo o capital, juros, ofertas, crédito e tudo o mais, é que de fato dominam toda a macroeconomia nacional!!!

Os lucros obtidos pelos grandes bancos no Brasil são usurários (ah, que saudade do decreto n° 22.626, de 07 de abril de 1933) e, para piorar, tem a total conivência e apoio do governo, uma vez que, a legislação (totalmente leniente e cordata com os bancos) é a mesma feita pelos legisladores (apoiados e financiados pelo bancos!) que em tudo os favorece! Viva!!!

A CULPA É DO POVO?

Afinal, de quem é a culpa? Os bancos se refestelam com os lucros que os governos lhes trazem e desprezam totalmente o “resto” (que obviamente somos nós, o resto, o refugo, o lixo…) que demandaria mais trabalho (e emprego) e portanto, diminuição dos absurdos lucros! Para quê? O povo que se dane!!!

Talvez devêssemos proceder como a revolta dos escravos da antiga Roma…

Tribuna da Internet