segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ja Rule cancela show em São Paulo por falta de público

O rapper norte-americano Ja Rule cancelou sua participação no Urban Music Festival, realizado no último domingo (29), na Arena Anhembi, em São Paulo, alegando que "não tocaria para 200 pessoas", afirmou a organização do evento.

Os problemas com Ja Rule, no entanto, começaram antes. O artista se atrasou por conta de "problemas no hotel" e foi transferido das 19h para as 23h, último horário do line-up. No entanto, a maior parte do público deixou o local logo após o show de John Legend & The Roots. À meia-noite, o rapper ainda não tinha dado as caras no palco e a arena se esvaziou ainda mais.

Na última quarta-feira, o festival anunciou o cancelamento da apresentação de Cee Lo Green, que seria headliner do evento. Por conta disso, o valor do ingresso poderia ser resgatado, mas ainda não há detalhes sobre o procedimento de troca.
O Urban Music Festival colocou 30 mil ingressos à venda. Não há informações oficiais sobre a quantidade de entradas vendidas. De acordo com bombeiros civis, a estimativa era de que cerca de 10 mil pessoas assistiram aos shows do festival.

RAP E SOUL DE PROTESTO

O atraso de Ja Rule fez o MC paulistano Emicida subir ao palco antes do previsto, por volta das 20h. A primeira música, porém, não era sua: o instrumental do hit "Fuck You", de Cee Lo Green, serviu de base para o rapper comentar sobre sua participação no festival Coachella, nos EUA, e criticar a postura do soulman de não vir ao Brasil: "respeita 'noiz' e o nosso dinheiro, irmão".

Acompanhado do coletivo Instituto e dos amigos Criolo, Rael da Rima e Fabiana Cozza, Emicida mandou sucessos de suas duas mixtapes, como "E.M.I.C.I.D.A.", "Vacilão", "Rua Augusta" e "Outras Palavras", e um pout-pourri de clássicos do rap nacional que incluiu Sabotage, Thaíde e DJ Hum. Um dos melhores shows do festival.

Uma hora e meia depois, as atenções se voltaram para o palco Urban. Com dez minutos de atraso, John Legend, ao piano, e a banda The Roots deram início aos primeiros acordes de "Hard Times", que também abre o disco "Wake Up" (2010).

 As releituras de soul de protesto dos anos 60 e 70 conduziram a apresentação do cantor e da banda de hip-hop --"Little Ghetto Boy" e "Compared to What" também apareceram no começo da apresentação.

Antes dos Roots aquecerem a plateia com uma versão acelerada de "Seed 2.0" e "You Got Me", em parceria com Jassica Wilson, uma das backing vocals da banda, Legend teve seu momento solo "Save Room" e "Green Light". Mais conhecida do público, "P.D.A. (We Just Don't Care)" também arrancou voz da plateia. "O clipe foi gravado aqui no Brasil", comenta o cantor, satisfeito.

Depois da releitura de "Wake Up Everybody", Legend e The Roots também fizeram uma versão de "Wake Up", da premiada banda de rock Arcade Fire, que parece ter passado despercebida pelo público.

Após uma longa e "barulhenta" versão de "I Can't Write Left-Handed", também do disco "Wake Up", veio a pausa. No bis, John Legend chama Ana Carolina ao palco para cantar "Entreolhares (The Way You're Looking at Me)", dueto gravado em 2009 como faixa do disco "N9ve", de Legend. "Ordinary People", de Legend, e "The Fire", do The Roots, encerram a aplaudida performance dos artistas.

Ao contrário dos boatos, o MC Black Thought, do The Roots, veio com a banda ao Brasil, o que permitiu ao grupo de hip-hop apresentar músicas de seu repertório próprio. Vale destacar também o "Roots man" Questlove, que deu força ao show com sua performance na bateria.

O grupo belga Technotronic, que fez sucesso nos anos 90 com hits como "Pump Up the Jam", a banda Copacabana Club, DJ King e Roots Rock Revolution também passaram pelos palcos do festival.

FOLHA