segunda-feira, 30 de maio de 2011

Minério deve estabilizar nos próximos 3 meses, aponta Vale

O novo presidente da Vale, Murilo Ferreira, afirmou nesta segunda-feira que o preço do minério de ferro ficará praticamente "estável" nos próximos três meses, sem alteração significativa ante o que está em vigor atualmente.

O executivo avalia ainda que a desaceleração da economia chinesa em curso não deve se sustentar por muito tempo. "Acredito em um grande segundo semestre para a China".

Para Ferreira, a Vale vai se beneficiar ainda das menores exportações da Índia para a China e ocupar esse filão de mercado.

O executivo, por seu turno, vê as economias dos EUA e da União Europeia em ritmo mais lento do que o previsto.

MUDANÇAS

Ferreira confirmou ainda a mudança na diretoria de energia da Vale, com a saída do executivo Almir Resende. Trata-se, diz, de uma alteração "natural" e "possível de acontecer", já que a Vale tem 127 diretores de segunda escalão.

O primeiro escalão é composto por sete diretores-executivos e apenas a executiva Carla Grasso, muito ligada ao ex-presidente Roger Agnelli, foi trocada por Vânia Somavilla na área de recursos humanos.

O novo diretor de energia, segundo Ferreira, ainda será escolhido. Para Ferreira, a mudança visa dar um novo foco à diretoria e "desplugar" a Vale da ideia de investir apenas em hidreletricidade. O objetivo, afirma, será vincular os investimentos em energia à sustentabilidade e dar ênfase às energias alternativas.

FOLHA