terça-feira, 31 de maio de 2011

Sem fazer shows desde 2002, Pulp volta aos palcos na Espanha

Em novembro passado, quando o Pulp anunciou que voltaria a fazer shows em 2011, houve certo receio.

Desde 2002 sem subir aos palcos e, mais importante, há 15 anos sem se apresentar com a formação original, a banda teve que reaprender as próprias músicas.

O vocalista Jarvis Cocker, 47, chegou a pedir aos fãs que gravassem vídeos interpretando os hits da banda.

Então, ele, os guitarristas Mark Webber e Russell Senior, o baterista Nick Banks, o baixista Steve MacKey e a tecladista Candida Doyle assistiram um a um.

Apesar de ter passado quase dez anos longe dos palcos, o Pulp provou que nunca deixou de ser uma das grandes bandas de sua geração.

O show que marcou o retorno do grupo britânico aos palcos aconteceu no festival Primavera Sound, em Barcelona, na madrugada do último sábado.

A expectativa era enorme até para os padrões europeus --que parecem nunca se surpreender com shows.

Na hora marcada para a apresentação, cortinas pretas ainda cobriam o palco.

Com cinco minutos de atraso, as cortinas finalmente caíram para revelar Jarvis Cocker em cima de uma das caixas de som cantando, ironicamente, as primeiras estrofes de "Do You Remember the First Time?" (você se lembra da primeira vez?).

Ao final da música, Cocker deu mais alguns minutos de espera para os fãs após tirar algumas peças de roupa por conta do calor. Primeiro, abandonou o paletó, para em seguida deixar a gravata também de lado. "Hoje, nós vamos fazer história", disse.

Já na segunda música, "Pink Glove", o músico mostrou que os anos podem ter passado, mas que ele não perdeu sua charmosa presença de palco, que ofusca o restante da banda.

O primeiro momento de delírio dos fãs veio na quinta música, o hit "Disco 2000". Algumas canções depois, um momento inusitado: um rapaz chamado por Cocker ao microfone pediu a namorada em casamento. Ela disse sim.

A coroação da banda aconteceu na última música do show: o maior hino da banda, "Common People".

IMPORTÂNCIA

Formada em 1978, a banda ficou famosa na era do britpop e teve seu auge entre 1992 e 1996. As letras irônicas e a postura politizada sempre foram a aura do Pulp.

Em um célebre episódio, Cocker invadiu o palco da premiação Brit Awards, em 1996, após se revoltar com uma apresentação de Michael Jackson, na qual o rei do pop foi mostrado como uma espécie de Jesus Cristo.

Cocker, que já declarou não ser religioso, expressou sua indignação mostrando o bumbum (vestido) para as câmeras. Após a morte de Jackson, declarou que ainda não achava aquilo certo.

Embora hoje em dia a politização de canções seja uma espécie de modinha na música, Cocker manteve seu estilo, dedicando "Common People", que fala sobre a classe trabalhadora, às pessoas que foram feridas durante protestos contra o desemprego na Plaza de Cataluña na semana passada.

FOLHA