quinta-feira, 30 de junho de 2011

UFRJ decide utilizar Enem como único vestibular para ingressar na universidade

Rio - Após uma reunião de cerca de três horas, a Universidade Federal do Rio de Janeiro decidiu, em votação apertada, nesta quinta-feira, restringir o acesso às vagas de graduação exclusivamente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O vestibular da universidade já está anulado e 100% das vagas para a graduação de 2012 serão preenchidas pela prova aplicada pelo Ministério da Educação, com 30% para cotas sociais.
O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ esteve reunido desde as 9h com representantes do Ministério da Educação para tomar a polêmica decisão. De acordo com o reitor da universidade, Aloisio Teixeira, a ideia é unificar o sistema federal.
"Pela primeira vez, veremos estudantes entrando por um sistema único, federal, na universidade. Criamos um ambiente de cooperação", disse.
Cerca de 40% das vagas para ingressar na universidade eram destinadas ao vestibular próprio da UFRJ. Ainda de acordo com o reitor, o número de vagas também deverá ser maior em 2012.
Este ano, o Enem será realizado em dois dias. A prova contará com 200 questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias (incluindo redação); Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As provas acontecem nos dias 3 e 4 de outubro, e a divulgação dos resultados está marcada para o dia 4 de dezembro. A divulgação do resultado final, com a correção das redações, acontece em janeiro de 2012.

O DIA ONLINE