sábado, 30 de julho de 2011

Chicago expõe 'diário de guerra' em pôsteres soviéticos

Os horrores e heroísmo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) são a temática de nova mostra do Instituto de Arte de Chicago.

Trata-se de uma redescoberta de pôsteres de propaganda soviética, que apresentam uma espécie de diário da guerra e Adolf Hitler em uma figura perversa e com sede de sangue.

Uma das figuras na exposição "Janelas da Guerra", que abre ao público neste domingo (31), mostra caricatura de um preocupado Hitler enquanto Joseph Goebbels, que foi seu ministro do Povo, Alegria e Propaganda, reza nervosamente.

Outro pôster produzido pelos estúdios TASS de Moscou retrata o bombardeamento de suprimentos nazistas; um outro, um nazista similar a um lobo sendo bombardeado.

"Apesar da tirania de Stálin, a criatividade floresceu" na antiga União Soviética, enquanto os artistas se sentiam motivados a contribuir ao esforço de guerra, disse Jill Bugajski, do Instituto de Arte.

Ele é um dos curadores da mostra que vai até 23 de outubro e tem 250 pôsteres, pinturas e outros registros.

"Eu quero que a caneta seja um instrumento tratado como igual em relação à baioneta", escreveu o colaborador Vladimir Mahakovsky, autor de poemas que adornaram os pôsteres.

Parte dos pôsteres foi encontrada em 1997, em uma estante de um dos depósitos do instituto de Chicago; a seguir, foram restaurados.

FOLHA