sábado, 30 de julho de 2011

Manifestação contra maconha reúne 800 pessoas em São Paulo

Uma manifestação contra a maconha reúne cerca de 800 pessoas neste sábado em São Paulo. A expectativa dos organizadores era bem mais otimista - esperavam 100 mil manifestantes.

Grupo protesta contra a maconha em São Paulo.

O grupo saiu por volta das 11h10 do Masp, na Avenida Paulista, centro de São Paulo, e segue em direção à Assembleia Legislativa de São Paulo. Às 11h20, ocuparam duas faixas da Paulista no sentido zona sul.

A grande maioria veste uma camiseta com a mensagem: "A família brasileira diz não à liberação da maconha". Alguns também carregam faixas com dizeres como "A legalização da maconha destrói seu filho" e "Você daria maconha ao seu filho?".

Parte deles foi vestida de hippie para o protesto. "O sonho de liberdade do movimento hippie hoje está sendo usado na campanha pela liberação da maconha", justifica o historiador Marcelo Borges, 30, que veio de Goiânia.

Os manifestantes são ligados ao Instituto Espiritual Xamanico Céu Nossa Senhora da Conceição, presente em 150 cidades do país, e liderado pelo "escritor ecumênico" Xamã Gideon dos Lakotas, fundador da entidade. Parte dos que protestam na Paulista hoje veio de outros Estados e de cidades do interior de São Paulo.

"É uma maneira de dar o alerta ao Brasil de que há meia dúzia de homens arrogantes assustando a multidão de homens indecisos. São políticos falidos que querem aparecer, com o Fernando Henrique Cardoso", diz Gideon dos Lakotas.

O grupo faz frente aos organizadores da Marcha da Liberdade, ocorrida em várias cidades, entre elas São Paulo, no último dia 18 de junho, e da Marcha da Maconha, realizada em 2 de julho.

A primeira comemorou a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou manifestações favoráveis à maconha. A segunda reuniu 2.000 pessoas na mesma Avenida Paulista.

A manifestação ocorre na esteira do debate sobre a descriminalização da maconha.

Segundo os organizadores, o grupo vai propor à Câmara dos Deputados a realização de um plebiscito no país sobre a liberação da droga. Garantem que 80% dos brasileiros serão contra a descriminalização. A reunião na Câmara está marcada para 10 de agosto.

Uma outra manifestação contra a droga também já está marcada. De acordo com o grupo, o ato de hoje é só um "aviso" - uma manifestação bem maior é planejada para o dia 17 de dezembro.

FOLHA