sábado, 30 de julho de 2011

TV líbia se mantém no ar mesmo após bombardeio da Otan

A Otan, a aliança militar do Ocidente, disse neste sábado que bombardeou três antenas parabólicas em Trípoli para parar as "transmissões terroristas" do ditador líbio, Muammar Gaddafi, mas a televisão estatal nacional permaneceu no ar e condenou o que disse ser um atentado a jornalistas.

A aliança está bombardeando alvos líbios desde março, quando interveio no conflito sob um mandado das Nações Unidas para proteger civis das forças de Gaddafi, que lutam em uma revolta contra os 41 anos de regime do ditador.

Em um comunicado em vídeo intitulado "Otan silencia as transmissões terroristas de Gaddafi," o porta-voz da Otan, coronel Roland Lavoie, disse que a aliança militar havia desabilitado as antenas parabólicas em um bombardeio preciso.

A televisão estatal líbia continuou as transmissões, no entanto, e na manhã de sábado mostrava uma repetição de um talk show político da noite anterior.

A Libyan Broadcasting Corporation divulgou um comunicado dizendo que três funcionários foram mortos e 15 ficaram feridos no ataque.

Lavoie mostrou ceticismo com o número de vítimas. "A essa altura não temos indícios que mostrem que há qualquer fundamento nessas alegações," disse, acrescentando que os ataques aéreos foram feitos durante a noite para evitar mortes.

REUTERS/FOLHA