quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Lojistas querem tarifa fixa para operar cartão de débito


O comércio quer mudar a forma como são taxadas as operações com cartão de débito. De acordo com o presidente da CDNL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro, a ideia é que os lojistas, que hoje pagam às credenciadoras um percentual sobre cada venda, tenham que repassar apenas uma tarifa fixa por operação.

"O custo da transação eletrônica é o mesmo em todas as operações. Quando você emite um cheque, por exemplo, não paga diferentes taxas por ele de acordo com o valor de cada folha", afirmou Pellizzaro durante o C4 (Congresso de Cartões e Crédito ao Consumidor), em São Paulo.

Ele afirmou que o varejo tem o apoio do Banco Central em medidas que aumentem a concorrência no setor de cartões e que o setor já está em discussões com o Congresso para alterar o tipo de cobrança. "A indústria precisa mudar, fazer isso sozinha, ou isso vai virar lei", disse.

A intenção é conseguir que o Congresso aprove a classificação das credenciadoras de cartão como instituições financeiras, o que permitiria sua regulação pelo Banco Central e, consequentemente, a mudança nas tarifas.

O presidente da Cielo, Rômulo Dias, rebateu o pedido, afirmando que "o lojista não é obrigado a utilizar o débito".

"O débito veio substituir o dinheiro e o cheque para trazer mais segurança, menos custo. Se tivesse uma desvantagem em relação ao que era anteriormente, o débito não seria utilizado", afirmou. "Para nós, o sistema está adequado em função dos benefícios que ele traz para o lojista".

PREFERIDO

De acordo com uma pesquisa divulgada nesta quarta pela Visa, o cartão de débito já superou o dinheiro como forma de pagamento preferida dos consumidores paulistanos nas compras entre R$ 51 e R$ 500.

O estudo, realizado para conhecer o perfil e os hábitos dos usuários de cartão de débito no País, mostra que 79% população bancarizada de São Paulo possui apenas um cartão de débito, e 67% deles utilizam-no pelo menos uma vez por semana.

FOLHA