sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Alemães descobrem parente de 'T-Rex' no vale do Ruhr


Fósseis de vários ossos e uma grande unha em forma de foice foram encontrados dois anos atrás durante a construção de uma estrada na cidade de Dortmund. Agora, paleontólogos alemães confirmaram que se tratam de restos de um até então desconhecido parente do Tiranossauro rex.

O sáurio predador, que ainda está sem nome, apesar de ser considerado da família dos terópodes, tinha cerca de 10 metros de comprimento da cabeça ao fim cauda.

Entre os fósseis havia um antebraço inferior, uma omoplata, costelas e uma das patas, que já foram preparados para conservação e serão apresentados no final de novembro durante uma feira paleontológica em Dortmund, na região oeste da Alemanha.

A descoberta veio à tona com a análise de uma enorme placa de pedra fossilizada, de uma deposição marinha, do período Cretáceo Superior.

Nesta época, a zona estava situada às margens do mar. "O corpo do animal se encontrava em águas pouco profundas quando foi coberto pela areia e se fossilizou", explicou o paleontólogo Klaus Peter Lanser que, nas investigações iniciais, pensou que os restos podiam ser de algum crocodilo primitivo ou de um sáurio marinho.

"Trata-se do único sáurio terrestre encontrado dessa época no vale do Ruhr", disse.

O paleontólogo descartou a possibilidade de se encontrar outras partes do animal fossilizado: o local que conservou o parente do T-Rex deu lugar a uma ponte.

FOLHA