sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Grupo protesta na USP contra prisão de estudantes


Alunos e funcionários da USP (Universidade de São Paulo) fizeram na noite desta quinta-feira uma manifestação em frente ao prédio da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), na Cidade Universitária, na zona oeste de São Paulo, para tentar impedir a prisão de três estudantes abordados por policiais militares supostamente por estarem fumando maconha dentro de um carro.

O protesto começou por volta das 18h30. Segundo diretores do sindicato dos servidores da USP e alunos ouvidos pela Folha, aproximadamente 300 pessoas participaram do protesto. Cerca de 40 policiais estavam no local.

A PM afirmou que foi impedida de prender os estudantes devido à atuação dos manifestantes e disse que vai apresentar a droga apreendida ao 91º DP.

Desde setembro passado, policiais estão atuando no campus, após a assinatura de uma parceria entre a reitoria e a Polícia Militar. A presença de PMs no campus foi efetivada após o assassinato de um aluno de Administração da FEA (Faculdade de Economia e Administração).

"Os alunos em geral estão irritados com as abordagens dos policiais", disse um estudante de letras, que pediu para não ser identificado.

"Isso aqui está um inferno. Por causa dessa confusão dos PMs algumas aulas foram suspensas hoje", afirmou Marcello Pablito, membro da diretoria do sindicato.

FOLHA