terça-feira, 25 de outubro de 2011

Michelle Obama fecha acordo para escrever livro sobre alimentação


Michelle Obama parece ter encontrado na Casa Branca um terreno fértil, literal e figuradamente. Além de inspiração para uma campanha contra a obesidade, a horta da residência oficial virou mote para o primeiro livro da primeira-dama americana.

"American Grown: How the White House Kitchen Garden Inspires Families, Schools, and Communities" (algo como "cultivado na América, como a horta da Casa Branca inspira famílias, escolas e comunidades") será lançado em 10 de abril próximo, anunciou ontem a Crown Publishers, braço da editora Random House.

A ideia, afirma a editora, é contar a história da horta do presidente para falar sobre dietas saudáveis e baratas. E como os três livros de seu marido, Barack Obama, Michelle lançará mão de episódios familiares.

"A sra. Obama vai descrever como suas filhas Sasha e Malia foram as catalisadoras das mudanças alimentares na família e a levaram a criar uma horta no Gramado Sul da residência - a primeira desde o 'Jardim da Vitória' que Eleanor Roosevelt plantou na Segunda Guerra", diz a editora em comunicado.

Desde que o marido assumiu a Presidência, em janeiro de 2009, Michelle tem se dedicado a programas de redução da obesidade infantil - segundo o CDC (Centro para Controle de Doenças dos EUA), 1 em cada 3 americanos está acima do peso.

O mais conhecido deles é o "Let's Move", campanha para estimular crianças a fazerem exercícios físicos com a qual a primeira-dama tem viajado o país. Na terça, ela se reuniu em Chicago com prefeitos do Estado de Illinois para debater o tema.

Segundo a editora, Michele Obama "não aceitou receber" adiantamento pelo livro. A receita de venda será doada a instituições de caridade ainda não escolhidas.


Na capa de "American Grown", a primeira-dama aparece na horta com uma cesta de verduras e legumes.

A Crown Publishing é a mesma editora que em setembro se envolveu em uma polêmica com a ex-governadora do Alasca Sarah Palin. O motivo foi um livro sobre sua vida cujo autor, Joe McGinniss, se mudou para a casa vizinha à da família da republicana para observá-la.

FOLHA