sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mudança iguala gêneros na linha de sucessão por trono britânico


Líderes dos países pertencentes à Comunidade Britânica decidiram mudar nesta sexta-feira as leis de sucessão do Reino Unido e, a partir de agora, filhos e filhas de qualquer futuro monarca britânico terão direitos iguais de assumir o trono.

Anunciada pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, a decisão remove a discriminação de gênero na ordem da sucessão do trono. Segundo ele, as regras centenárias não estavam de acordo com "os países modernos" que os membros da comunidade se tornaram.

As autoridades da chamada Commonwealth, nos quais a Rainha Elizabeth 2ª é considerada chefe de Estado, aprovaram unanimemente a mudança durante uma reunião ocorrida na cidade de Perth, na Austrália.

Com a decisão, se o casal formado pelo duque e pela duquesa de Cambridge tiver uma menina como primogênita, ela terá preferência na linha de sucessão do trono em relação aos irmãos mais novos.

Também foi decidido retirar o banimento de monarcas que se casarem com pessoas católicas romanas.

De acordo com as leis de sucessão antigas, datadas, segundo a emissora britânica BBC, de mais de 300 anos, o sucessor do trono deveria ser o primeiro filho do monarca. Somente quando não há meninos, o trono poderia ser passado para a filha mais velha.

FOLHA