sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Nelson Rodrigues vira enredo da Viradouro no Carnaval 2012


No último sábado, dia 22, centenas de pessoas foram à quadra da Unidos da Viradouro, escola de samba de Niterói, para acompanhar a escolha da música que a representará na Sapucaí em 2012.

O evento se repete ano após ano -e seria trivial, não fosse o fato de a letra vencedora conter as palavras "engraçadinha", "sobrenatural", "bonitinha" e "ordinária".

O homenageado é o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980).

Enredos de samba costumam prestar honras póstumas a baluartes da cultura brasileira. No próximo ano, a Imperatriz Leopoldinense lembrará o escritor Jorge Amado (1912-2001). A Mocidade, o pintor Candido Portinari (1903-1962).

O problema é que Nelson Rodrigues -dono de frases como "o pudor é a mais afrodisíaca das virtudes" e "o biquíni é uma nudez pior que a nudez"- não era exatamente um entusiasta do Carnaval.

Nos anos 60, escreveu: "O Carnaval tornou-se uma festa coletiva em que o casal não tem função nem destino. Os pares que se beijam para milhões de telespectadores são falsos casais".

Ainda assim, essa é a terceira vez que ele figura como tema de um samba-enredo.
Gustavo Clarão, presidente da Viradouro (campeã em 1997, rebaixada em 2009), explica a ideia: "Pensei em fazer um enredo sobre os cem anos do Fla-Flu".

Procurou então Antônio Jorge Pinheiro, diretor de uma produtora que capta recursos para filmes nacionais.


"Quando o Gustavo falou sobre o Fla-Flu, lembrei a ele que estávamos produzindo 'Bonitinha, mas Ordinária', filme baseado na peça do Nelson, que era tricolor fanático", contou Pinheiro.


Foi batata: a Viradouro cita o filme no enredo, a produtora capta os recursos.

A partir disso, o carnavalesco Alexandre Louzada pediu aos compositores da Viradouro "que se despissem de todo pudor" para escrever letras sobre futebol, teatro e, principalmente, "sobre cornos, donas de casa, vagabundas, suicidas enlouquecidas e personagens do universo feminino libidinoso".

Surgiram os versos "A Dama do Lotação mandou avisar que a Cabra Vadia na noite das noivas vai festejar", ou "Sou Nelson Rodrigues, (...) quisera o mundo me ver atual, um pierrô apaixonado pelo Carnaval".

Levado pela Folha à quadra da Viradouro, Ruy Castro, autor da biografia "O Anjo Pornográfico", comentou: "Você não pode exigir dessas letras um entendimento científico. Elas têm melodias anódinas e letras malucas, repletas de referências. Mas o que importa é a capacidade de causar empatia".

É o que se pretende checar em fevereiro, quando a Viradouro atravessar a Sapucaí.

FOLHA