sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Terremoto no sul do Peru deixa ao menos 15 feridos


Ao menos 15 pessoas ficaram feridas, sem gravidade, devido ao terremoto de magnitude 6,9 que atingiu o sul do Peru na tarde desta sexta-feira.

O tremor foi registrado às 13h54 do horário local (16h54 em Brasília) desta sexta-feira. O epicentro ocorreu 288 km a sudeste da capital, Lima, e 51 km da cidade de Ica, a uma profundidade de 34,9 quilômetros, segundo informou o USGS (sigla em inglês para Serviço Geológico dos Estados Unidos).

Uma funcionária do Hospital Regional de Ica disse que 11 feridos deram entrada, entre eles duas crianças, alguns com fraturas e outros por contusões, depois que duas casas desmoronaram em um bairro pobre da região.

Em outro hospital próximo, outras quatro pessoas apresentaram ferimentos leves, afirmou o médico Héctor Montalvo à rádio RPP.

De acordo com boletins da rádio local, o terremoto causou a queda da energia elétrica em algumas partes de Ica e também problemas nas comunicações da telefonia celular. O sismo, no entanto, não afetou as operações dos setores de mineração e petróleo, vitais para a economia do país.

O terremoto não afetou, entretanto, as operações de petróleo ou de mineração, fundamentais para a economia do país sul-americano.

Um porta-voz da mineradora Southern Copper, uma das maiores minas de cobre do mundo, disse à Reuters que suas operações no Peru estavam "normais".

A empresa de mineração, controlada pelo Grupo México, opera no sul do Peru as minas Toquepala e Cuajone e a refinaria de Ilo, longe do epicentro do terremoto.

A mineradora Shougang Hierro Peru, uma subsidiária da chinesa Shougang, disse que nenhum dano foi registrado em sua mina perto do epicentro.

"Não há nenhum dano nas operações e instalações", disse à Reuters o gerente-geral da Shougang Hierro Peru, Raúl Vera.

Enquanto isso, a Petrobras e a Vale informaram no Brasil que não haviam recebido até o momento nenhuma informação indicando que suas operações haviam sido afetadas pelo movimento sísmico.

Um morador da estância costeira de San Andrés, em Ica, contou que o mar tinha recuado alguns metros naquela região. As autoridades, entretanto, não emitiram um alerta de tsunami até o momento.

"Há pequenas alterações no mar, contudo a Direção de Hidrografia e Navegação não registra alerta de tsunami", disse o chefe do Instituto de Defesa Civil, Alfredo Murgueytio.

O Peru sofreu em 2007 um forte terremoto de magnitude 7,9 na cidade costeira de Pisco, vizinha de Ica, que deixou mais de 500 mortos e milhares de casas danificadas ou destruídas.

FOLHA