sábado, 19 de novembro de 2011

Câncer de Chávez é mais agressivo do que o divulgado, diz "WSJ"

Documentos confidenciais apontam que o câncer do presidente venezuelano, Hugo Chávez, se espalhou para os ossos e é mais agressivo do que seu governo divulgou. As informações são do jornal "Wall Street Journal".

Um relatório elaborado por uma agência de inteligência europeia, ao qual o "WSJ" teve acesso, indica que exames médicos apontaram um "crescimento significativo" das células cancerígenas de Chávez. Documentos de outra agência de inteligência apontariam a mesma conclusão.

De acordo com o jornal, as informações - baseadas em entrevistas com pessoas que têm acesso à equipe médica de Chávez - devem aumentar os recentes rumores de que o presidente - que governa o país desde 1999 - não estaria em condições de se candidatar à reeleição em outubro.

Chávez diz estar curado da doença após passar por uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica, em junho desse ano, sem passar por sessões de quimioterapia.

No último domingo (13), ele reafirmou estar em boa saúde, e fez um discurso de cerca de uma hora que marcaria o início de sua campanha para 2012.

O governo venezuelano nega as informações, e diz que apenas o próprio Chávez está autorizado a falar sobre sua saúde.

FOLHA