sábado, 19 de novembro de 2011

Soldados etíopes entram na Somália, dizem testemunhas

Vários veículos militares etíopes avançaram pelo menos 80 quilômetros no território da vizinha Somália neste sábado, disseram moradores, semanas após o Quênia ter entrado no país para combater militares islâmicos que acusa de terem realizado uma onda de sequestros em seu território.

"As tropas etíopes, que estão em comboios de veículos blindados, vieram até nós hoje vindo desde o distrito de Balanbale na fronteira," disse à Reuters Gabobe Adan, um ancião na cidade de Guriel.

Um porta-voz do governo etíope, Shimeles Kemal, não confirmou nem negou os relatos. Outra autoridade etíope disse à Reuters que era provável que o governo de seu país fizesse algo para apoiar o ataque queniano contra o grupo al Shabaab.

Ministros do governo queniano fizeram uma turnê pela região no leste africano esta semana e viajaram depois para o Golfo para reunir apoio político e financeiro para uma campanha coordenada para derrotar os rebeldes ligados à Al Qaeda.

A Etiópia invadiu a Somália em 2006, com o apoio dos Estados Unidos, para derrubar outro movimento islâmico que havia tomado o controle da capital Mogadíscio e de outras partes do país.

Mas a presença das tropas etíopes era extremamente impopular entre os somalis e elas se retiraram no início de 2009.

REUTERS/FOLHA