quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Casal gay troca beijo de desembarque da Marinha dos EUA pela 1ª vez


Duas marinheiras trocaram o "primeiro beijo" no píer depois que retornaram de 80 dias no mar na última quarta-feira. O beijo é uma tradição da Marinha dos Estados Unidos há décadas, mas foi a primeira vez que um casal gay protagonizou a cena, depois da revogação da regra do "don't ask, don't tell" ("não pergunte, não conte") das Forças Armadas dos EUA.

A marinheira Marissa Gaeta, 23, desceu vestindo seu uniforme de gala da embarcação e beijou rapidamente sua companheira Citlalic Snell, 22. A multidão que observava a cena comemorou aos gritos e agitou bandeiras em volta delas. "É algo novo, isso é certo", disse Gaeta. "É bom poder ser eu mesma".

O casal foi rodeado rapidamente por um pequeno grupo de repórteres, câmeras e fotógrafos, que não sabiam que o beijo aconteceria até momentos antes. O mesmo valia para a multidão que acompanhou a cena, já que a maioria estava ali para reencontrar parentes e amigos.

O navio retornou à base após uma missão de 80 dias na América Central. A tripulação de mais de 300 pessoas participou de exercícios envolvendo os militares de Honduras, Colômbia Guatemala e Panamá.

Funcionários da Marinha disseram que foi a primeira vez na história que um casal do mesmo sexo foi escolhido para o primeiro beijo após o retorno de um navio. A escolha da dupla é feita por sorteio de uma rifa pela qual marinheiros pagam US$ 1 por cada número. Gaeta disse que comprou US $ 50 em bilhetes, valor que considerou baixo em comparação aos demais.

ASSOCIATED PRESS/FOLHA