segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Nos EUA, 1% mais rico está mais à direita do que 99%, diz pesquisa

Os americanos que fazem parte do 1% mais rico dos Estados Unidos estão mais à direita no espectro político do que os 99% restantes.

Essa conclusão foi divulgada pelo instituto Gallup, após a análise de questionários feitos entre janeiro de 2009 e novembro de 2011.

Foram ouvidos 65 mil adultos, escolhidos aleatoriamente. A margem de erro chega 
a seis pontos percentuais.


O 1% mais rico dos EUA representa os americanos com renda familiar maior que US$ 500 mil anuais (R$ 890 mil).

Entre eles, 33% se identificam como republicanos, enquanto 26% se alinham com os democratas. Os restantes se declaram independentes. Entre os 99%, o cenário é outro. Cerca de 33% são democratas, e 25%, republicanos.

A discussão a respeito dos mais ricos e mais pobres nos EUA ganhou força com o movimento "Ocupe Wall Street", visto como uma reivindicação dos 99% por um sistema econômico mais justo, em especial no setor financeiro.

DEBATE

A distribuição de renda deve ser um dos temas da corrida presidencial de 2012. A cobrança de impostos dos mais ricos tem sido debatida entre republicanos e democratas.

Além do alinhamento político, a pesquisa aponta diferenças no nível de educação entre o 1% e os 99%.


Para os mais ricos, 72% têm diploma universitário. Entre os 99%, são 31%.


Outro traço distintivo analisado pelo estudo é o estado civil - 73% dos mais ricos estão casados, enquanto entre os restantes o valor é de 51%.

FOLHA