sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Venda de computadores se desacelera no ano


A indústria brasileira de computadores registrará em 2011 desaceleração nas vendas, com expansão de apenas 9%. O percentual de crescimento é o menor nos últimos sete anos, à exceção de 2009, quando a indústria permaneceu estagnada com os efeitos da crise financeira global, informa reportagem de Camila Fusco publicada na Folha desta sexta-feira.

Segundo dados da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), serão comercializados neste ano 15,3 milhões de computadores.

Em 2010, as vendas haviam saltado 17%, chegando a 14 milhões de máquinas.

Os notebooks representarão a maior parte das vendas da indústria neste ano, com 9 milhões de unidades.

"A incerteza do cenário econômico global repercutiu por aqui e prejudicou as vendas principalmente no segundo semestre", disse Humberto Barbato, da Abinee.

Fontes do varejo afirmam também que houve maior restrição ao crédito principalmente no terceiro trimestre.

"O volume de vendas continua forte, mas em valores poderia ter sido melhor. Os custos dos computadores cresceram muito", afirma Hélio Rotenberg, presidente da Positivo Informática.

A pesquisa não mede o impacto dos tablets no mercado e a Abinee considera que aparelhos como o iPad, da Apple, não devem roubar espaço significativo dos computadores em curto prazo.

FOLHA