terça-feira, 3 de janeiro de 2012


Hackers publicaram detalhes sobre milhares de cartões de crédito israelenses ativos, depois de invadir sites em Israel, anunciou o presidente-executivo da maior operadora israelense de cartões de crédito na terça-feira.

Dov Kotler, presidente-executivo da Isracard, subsidiária do Bank Hapoalim, anunciou em comunicado que um arquivo contendo 400 mil números de cartões de crédito israelenses havia surgido na Internet, mas que a empresa anunciou em comunicado que a maioria era incorreta ou inválida.

Reportagens na mídia israelense informaram que o Group-XP, grupo que opera da Arábia Saudita, havia assumido a invasão de diversos sites em Israel a fim de obter os números.

"Se os dados forem verdadeiros, qualquer pessoa poderá usá-los para fazer compras com esses cartões" advertiu o jornal israelense "Yedioth Ahronoth" nesta terça-feira.

Kotler disse que a Isracard havia analisado as informações e constatado que apenas cerca de 14 mil dos números de cartão de crédito divulgados eram válidos, entre os quais 6.000 emitidos por sua empresa.


Segundo ele, havia cerca de sete milhões de cartões de crédito ativos na economia israelense.


Alguns dos números de cartão de crédito roubados foram usados em transações na Internet, mas Kotler informou que a Isracard havia bloqueado novas transações e que os clientes prejudicados seriam reembolsados.

O Banco de Israel estuda quais medidas adotar em relação ao roubo e pediu à população que esteja atenta ao uso de cartões e cancele o serviço caso haja muitas denúncias.

As empresas, de acordo com o jornal israelense "Haaretz", bloquearam todos os cartões da lista e garantiram que devolverão o dinheiro aos clientes se for feita alguma compra não autorizada por eles.

FOLHA