sábado, 21 de janeiro de 2012

Mercado de TV por assinatura cresce 30,45% em 2011


O mercado de TV por assinatura registrou no ano passado o maior número de novas adesões desde 2006. Quase três milhões de pessoas passaram a assinar o serviço em 2011, o que representou um crescimento de 30,45% em relação ao ano anterior.

Os dados fazem parte do balanço anual da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), divulgado nesta sexta-feira.

Cerca de 13 milhões de domicílios pagam hoje pelo serviço de TV por assinatura. A tecnologia por satélite superou as assinaturas à cabo em 2011 e representa o maior alcance do serviço, com 54,8% do mercado.

O Nordeste foi a região de maior avanço em 2011. Foram quase 500 mil novos assinantes na região e um crescimento de 50%.

Embora tenha se aproximado da região Sul, que tem 1,8 milhão de assinantes e é a segunda do ranking, o Nordeste ainda está longe do Sudeste, onde mais de 8 milhões de pessoas já usam o serviço. Só no Estado de São Paulo, são mais de 5 milhões de usuários.

Segundo a Anatel, a ROL (Receita Líquida Operacional) - que mostra a receita de prestação de serviço descontados os impostos - das operadoras de TV paga tiveram um crescimento de 40,88% em relação ao ano anterior, para R$ 15,4 bilhões.

FOLHA