quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Michelle Obama convida brasileiro para discurso presidencial


Um brasileiro está entre os 21 convidados para assistir ao discurso do Estado da União do presidente Barack Obama no camarote da primeira-dama. É Mike Krieger, cofundador do Instagram, o aplicativo para iPhone que mais cresce nos EUA.

Nascido em São Paulo e criado entre a capital paulista, a Argentina, Portugal e a Flórida, Krieger fundou com Kevin Systrom, em 2010, o Instagram - rede social via celular e tablet para compartilhamento de fotos. Hoje, o "app" tem 15 milhões de usuários registrados.

O discurso do Estado da União, sempre no fim de janeiro, é o mais importante do ano, quando o presidente dos EUA expõe seus planos para os 12 meses seguintes.

Os convidados da primeira-dama, uma mistura de civis e militares de diferentes partes do país, normalmente espelham posições que o presidente queira defender em seu discurso, além de alguém homenageado por feitos heroicos.

VALE DO SILÍCIO

No caso de Krieger, ele representa uma dupla frente: a da comunidade da inovação no Vale do Silício (frequentemente defendida por Obama em seus discursos e origem de fatia significativa de suas doações de campanha) e a dos trabalhadores imigrantes superqualificados, para os quais o presidente quer aumentar a cota de vistos.

Sua biografia divulgada pela Casa Branca ressalta que desde 2004, Krieger vive na Califórnia, para onde se mudou para estudar ciências da computação na Universidade Stanford, uma das mais prestigiadas do mundo, com visto de estudante.

E dá pistas do motivo maior do convite ao contar que após trabalhar um ano, dentro do prazo a que seu visto dava direito, conseguiu uma nova permissão, concedida a trabalhadores altamente qualificados.

ACENO AOS BRASILEIROS

Agora ele espera um "greencard" (licença de moradia permanente nos EUA).

Não deixa também de ser um aceno aos brasileiros: na semana passada, Obama anunciou medidas para ampliar a concessão de vistos a turistas do país, que no último ano se tornaram os que mais gastam nos EUA.

Além de Krieger, estarão no camarote de Michelle Obama a viúva de Steve Jobs, Laurene Powell Jobs, dois outros imigrantes, três oficiais militares, um ex-astronauta, microempresários, vítimas da crise econômica, uma estudante, uma professora e um paciente de câncer, entre outros.

FOLHA