segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Polícia russa confunde corrida com parada gay e prende participantes


A polícia russa deteve nesta segunda-feira várias pessoas que participavam de um evento esportivo ao confundi-lo com uma parada de orgulho gay, de acordo com a agência local de notícias Interfax.

Depois de receber uma denúncia telefônica, três furgões da polícia local se dirigiram às intermediações do prédio dos correios da cidade de Sovestka com o intuito de parar a ação do que acreditava ser ativistas pelos direitos gays.

Os agentes policiais, que também identificaram o emblema de uma bandeira que era levada como o símbolo de uma organização proibida na Rússia, se aproximaram dos participantes e pediram que o acampanhassem à delegacia.

Os organizadores da ação "para uma vida saudável" tiveram que escrever e assinar um documento explicando que o ato era puramente esportivo. 

Ainda assim, a polícia recolheu o depoimento de quase todos os participantes da corrida, mesmo dos menores de idade.

As autoridades russas, que até 1993 consideravam a homossexualidade uma doença mental e a puniam com pena de prisão, não aprovam marchas de orgulho gay.

A primeira manifestação de homossexuais na história da Rússia ocorreu em maio de 2006, e terminou em uma batalha campal em que os participantes foram atacados tanto por nacionalistas e ortodoxos quanto pela polícia.

EFE/FOLHA