domingo, 29 de janeiro de 2012

Rede do Sul investe R$ 250 milhões para chegar ao Sudeste e Centro-Oeste


A rede Havan, loja de departamentos com sede em Brusque (SC), vai investir cerca de R$ 250 milhões na expansão para o Sudeste e Centro-Oeste até o fim deste ano.

Com 36 lojas em Santa Catarina e no Paraná, a Havan pretende abrir outras 14 até o fim de 2012, sete delas em São Paulo.

A entrada no Estado virá pelo interior. Neste sábado (28), a Havan inaugura uma loja de 5.000 m² em Presidente Prudente (558 km de SP).

Nesta sexta-feira (27), o diretor-presidente da Havan, Luciano Hang, esteve em Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), que também deve receber uma loja do grupo. Na semana que vem, será a vez de Araçatuba (527 km de São Paulo) receber a visita do executivo.

A expansão da rede reflete os bons resultados da empresa. O grupo atua ainda em outras áreas, como PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), postos de gasolina, factoring e construção civil, disse Hang.

"Crescemos 50% em 2011 devido à abertura de novas lojas. Nos últimos anos, temos direcionado os recursos de toda a empresa para o comércio", disse Hang.

Segundo Celina Ramalho, pesquisadora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), o momento é propício para investimentos no setor. "Há crescimento de consumo em todas as classes, mas na classe C o consumo de roupas é mais representativo porque indica ascensão", disse. Este ramo representa de 30% a 40% dos negócios da Havan.

Filho de operários da indústria têxtil - e, ele mesmo, operário e vendedor em loja de tecidos por sete anos -, Hang espera atingir uma receita bruta de R$ 2 bilhões neste ano.

No ano passado, fechou o faturamento em R$ 1,5 bilhões ante R$ 1 bilhão de 2009.

Em São Paulo, a expansão também chegará a Limeira, Franca, São José do Rio Preto e Marília. A expectativa é gerar 10 mil empregos diretos no Estado de São Paulo.

No MT e no MS, há unidades previstas para Campo Grande e em Várzea Grande, na região da grande Cuiabá. As demais serão no Paraná e Santa Catarina.

ESTÁTUA DA LIBERDADE

A rede vende tudo: roupas, cama, mesa, banho, eletrodomésticos, artigos de decoração, ferramentas e materiais escolares.

Para Hang, a proposta da rede é justamente oferecer de tudo em um só lugar.

As megalojas chegam a até 20 mil m² e se assemelham às grandes redes de departamento americanas.

Chamam a atenção pelo tamanho e arquitetura, com toque kitsch: todas têm traços que lembram a Casa Branca e, em 14 das 36 unidades, há réplicas de estátuas da Liberdade em frente às lojas.

DO FIO À ROUPA

Com sede no polo têxtil de Brusque, a empresa também fabrica roupas. Cerca de 30% a 40% do faturamento vem desta área - destes, 90% são de produtos próprios.

"Como somos [de família] do ramo têxtil, eu compro o algodão, faço o fio, a malha, temos facções. Chegamos a comprar o algodão para fazer a toalha", falou Hang.

A primeira loja da Havan foi inaugurada em Brusque, em 1986. A identidade norte-americana chegou em 1994, com uma nova loja de 7.000 m², na mesma cidade.

FOLHA