sábado, 21 de janeiro de 2012

Sem mencionar o Brasil, EUA liberam suco de laranja de 5 países


Amostras de suco de laranja importado de cinco países têm níveis seguros do fungicida carbendazim, informou o FDA (agência dos EUA responsável por monitorar alimentos e medicamentos, equivalente à Anvisa).

A agência, entretanto, não fez nenhuma menção a amostras de suco do Brasil, que responde por cerca de metade de todas as importações dos EUA.

O FDA afirmou que 19 das 45 amostras coletadas contêm níveis seguros de carbendazim. Outras 26 amostras ainda estão sendo analisadas. Os níveis de carbendazim do Canadá, México, Honduras, Costa Rica e Belize foram considerados aceitáveis nos testes.

A agência, que passou a testar todo o suco de laranja de outros países, diz que pode bloquear as importações com níveis acima de 10 partes por bilhão (ppb). A União Europeia, principal importador de suco do Brasil, permite níveis de até 200 partes por bilhão de carbendazim.

Os testes de suco foram iniciados nos EUA depois de a Coca-Cola ter encontrado carbendazim no suco do Brasil, maior exportador global.

O fungicida é usado por todos os produtores brasileiros em suas lavouras, para protegê-las de pragas como ponta preta e estrelinha, e não é permitido nos EUA desde 2009 para citros -- laranja, limão, lima e outros.
O produto só pode ser utilizado nos EUA em itens não alimentares e em 31 produtos agrícolas, incluindo grãos, nozes e frutas não cítricas.

Sucos da Tropicana, da Pepsico, e a Minute Maid, da Coca, são feitos a partir de misturas feitas com o suco do Brasil.

O FDA afirmou que importadores terão 90 dias para exportar ou destruir qualquer carregamento que for recusado.

Os preços futuros do suco de laranja concentrado e congelado (Fcoj), negociados na ICE Futures (Bolsa de Commodities de Nova York), alcançaram o preço limite de alta no início da sessão desta sexta-feira.

FOLHA