sábado, 4 de fevereiro de 2012

Encontrados os primeiros corpos de naufrágio em Papua Nova Guiné


As equipes de resgate recuperaram neste sábado quatro corpos após o naufrágio ocorrido em águas de Papua Nova Guiné na quinta-feira, enquanto prosseguem as buscas por 100 desaparecidos, informou a imprensa local.

O Rabaul Queen navegava entre a localidade turística de Kimbe, situada na ilha da Nova Bretanha, e Lae, no litoral nordeste da ilha de Papua, quando afundou a cerca de 80 quilômetros de seu ponto de chegada com 350 pessoas a bordo.

Até o momento, foram resgatadas pelo menos 246 pessoas com vida, indicou a Autoridade Australiana de Segurança Marítima, que participa das operações de resgate.

Muitos dos sobreviventes foram atendidos no hospital de Lae por efeitos da inalação de substâncias tóxicas e fraturas ósseas, embora só três deles apresentem ferimentos graves.

O capitão Nurur Rahman, chefe interino da Autoridade de Segurança Marítima papua, explicou que ontem as más condições meteorológicas dificultaram os trabalhos de resgate e que por isso não foram encontrados novos sobreviventes, embora não descarte a chance de ainda haver náufragos com vida.

A empresa proprietária do navio confirmou que cerca de 350 pessoas - entre elas 12 membros da tripulação - viajavam na embarcação, cuja capacidade máxima era de 310 passageiros.

Alguns sobreviventes relataram a uma rádio neozelandesa que o número de passageiros superava em 200 pessoas a capacidade permitida.

Já o inspetor Samson Siguyaru disse que a maioria dos passageiros eram estudantes que retornavam para o início de seu curso e que na embarcação "havia uma mistura de crianças e idosos".

EFE/FOLHA