terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Indústria do Paraná foi a que mais cresceu em 2011, aponta IBGE


O Paraná foi o destaque da indústria nacional em 2011, segundo divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (7). O Estado apresentou crescimento de 7% no ano, uma taxa 23 vezes maior do que a média do país, que registrou expansão de 0,3%.

"A indústria paranaense acaba tendo um impacto positivo para o país, sendo impulsionada por segmentos como o de veículos automotores, mais especificamente a produção de caminhões, e o de máquinas e equipamentos", ressaltou o pesquisador do IBGE, André Macedo.

Já os Estados nordestinos estão entre os que tiveram piores resultados no ano de 2011. A região Nordeste como um todo apresentou uma queda de 4,7% na produção industrial. Os Estados da Bahia e do Ceará tiveram reduções de 4,4% e 11,7%, respectivamente. Já Pernambuco registra estagnação desde 2010.

"Foram locais com queda em 2011 muito em função do comportamento negativo em setores como têxtil, vestuário e calçados, que foram atividades que pressionaram negativamente o resultado da indústria como um todo", disse Macedo, destacando que essas são atividades influenciadas pelo aumento de importações no país.

AGÊNCIA BRASIL/FOLHA