sábado, 4 de fevereiro de 2012

Número de mortes de civis aumenta no Afeganistão em 2011


O número de civis mortos e feridos no conflito do Afeganistão aumentou pelo quinto ano consecutivo, segundo um relatório da ONU citado pela emissora britânica de TV BBC neste sábado. A alta se deu principalmente por conta de ataques de insurgentes.

A Unama (sigla em inglês para Missão de Assistência da ONU no Afeganistão) registrou em 2011 a morte de 3.021 civis no país, uma forte alta frente às 2.790 mortes contabilizadas em 2010 e às 2.412 de 2009.

De acordo com o relatório, militantes extremistas estão usando mais frequentemente explosivos improvisados e realizando mais ataques suicidas de forma mais eficiente. As causalidades de civis por conta de ataques aéreos em apoio ao governo afegão também cresceram.

"Há muito tempo já, civis afegãos vêm pagando o preço mais alto da guerra. As partes envolvidas no conflito devem aumentar seus esforços para proteger os civis e evitar uma nova alta no número de mortes e ferimentos em 2012", pediu Jan Kubis, representando especial do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

NÚMEROS

O relatório de 2011 disse que um total de 11.864 vidas civis haviam sido tomadas pelo conflito no Afeganistão desde 2007. No ano passado, grupos anti-governamentais foram acusados de causar 77% das mortes.

Houve 410 mortes de civis - cerca de 14% - resultantes de operações de forças pró-governo e outras 279 mortes (9%) que não podem ser atribuídas a nenhum dos lados no conflito.

"Dispositivos explosivos improvisados; foram a maior arma usada para matar crianças afegãs, mulheres e homens em 2011, tirando a vida de 967 civis, ou quase um em cada três de todos mortos no conflito", apontou o relatório.

A alta comissária da ONU para os direitos humanos, Navi Pillay, afirmou ser "extremamente preocupante" o fato de que as vítimas civis continuaram a aumentar ano após ano no Afeganistão.

FOLHA