sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Scotland Yard nega que ligação afete investigações sobre hackers


A Scotland Yard afirmou, em comunicado, que a ligação telefônica entre agentes ingleses e do FBI interceptada pelos hackers do grupo Anonymous, divulgada nesta sexta-feira, "não oferece risco" para as operações de captura dos criminosos.

A polícia britânica confirmou que um de seus especialistas em crimes de internet foi interceptado na ligação, mas disse que "nesse estágio não há riscos operacionais" para a identificação dos investigadores. O órgão afirmou que colabora para as investigações do FBI.

Mais cedo, a agência americana afirmou em nota que a gravação da teleconferência entre agentes do órgão e da Scotland Yard "foi destinada apenas a policiais e foi obtida ilegalmente" e disse que o departamento está buscando os responsáveis pelo grampo.

INVASÃO

Nesta sexta-feira, um grupo de hackers interceptou as páginas do FBI e da Scotland Yard na internet, de acordo com a agência de notícias Associated Press. O grupo retirou os sites do ar e publicou uma gravação telefônica entre agentes dos dois órgãos em que comentam as investigações contra crimes na Internet.

A ligação, de 15 minutos, revela informações sobre o inquérito levantado para acusar o grupo Anonymous, mas há suspeitas de que foi editada para que os nomes dos suspeitos não fossem revelados. Ainda não se sabe como os hackers conseguiram o áudio, mas o grupo publicou um e-mail supostamente enviado por um agente do FBI que deu detalhes e uma senha para acessar a ligação.

ANONYMOUS

Nos últimos meses, o grupo Anonymous faz ataques a páginas de governos, instituições financeiras e órgãos públicos de diversos países, inclusive o Brasil.

O site do Banco Central brasileiro foi a última vítima da versão brasileira do grupo, nesta sexta-feira. Os ataques sucederam uma série de outras ações contra bancos do país esta semana.

Por volta das 10h10 o grupo colocou no Twitter que o site do BC seria alvo de um ataque de "teste para calibrar as nossas armas". Logo em seguida, a página não carregava. Pouco depois, voltou a carregar normalmente.

Procurado, o BC ainda não tem uma posição oficial. Desde a segunda-feira o mesmo grupo tem clamado a autoria de ataques a páginas de bancos.

Na segunda-feira foi o site do Itaú, e, nos dias seguintes, Bradesco, Banco do Brasil e HSBC sofreram problemas, este último inclusive com sua página global.

ASSOCIATED PRESS/FOLHA