quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Setor privado cria menos vagas nos EUA; setor manufatureiro avança


O ritmo de geração de empregos pelo setor privado dos Estados Unidos desacelerou em janeiro, após a forte contratação do mês anterior, segundo relatório divulgado nesta quarta-feira. Foram criadas, em termos líquidos, 170 mil vagas de trabalho, informou a empresa de processamento de folhas de pagamento ADP.

O indicador veio um pouco abaixo da expectativa do mercado, uma vez que economistas previam adição de 185 mil empregos.

Além disso, a medição de dezembro foi revisada para baixo a 292 mil novas vagas, frente à estimativa anterior de 325 mil.

"Durante os últimos três meses, os ganhos mensais de emprego mostrados pela ADP foram em média de 223 mil, em comparação com a média mensal de 163 mil vagas criadas em 2011", disse o presidente e diretor-executivo da ADP, Carlos Rodríguez.

"Esse é um desempenho positivo que esperamos que vá continuar ao longo de 2012", avaliou.

MANUFATURA

O ritmo de crescimento do setor manufatureiro dos Estados Unidos acelerou em janeiro a seu nível mais alto desde junho, puxado pela melhora no componente de novas encomendas, de acordo com um relatório do setor divulgado nesta quarta-feira.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) informou que seu índice nacional de atividade fabril subiu para 54,1 em janeiro, ante leitura revisada para 53,1 um mês antes. O número, no entanto, ficou abaixo da expectativa de 54,5.

Esse foi o 30º mês consecutivo em que o indicador ficou acima da marca de 50, que significa expansão da atividade. Os subíndices de preços, novas encomendas e estoques subiram, ao passo que os de emprego e produção recuaram.

REUTERS/VALOR/FOLHA