segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Standard & Poor's reduz nota do Santander e de 14 bancos da Espanha


A agência de classificação Standard & Poor's rebaixou nesta segunda-feira a nota de 15 bancos espanhóis, incluindo líderes do setor, como BBVA e Santander, os dois maiores do país.

O Santander perdeu dois pontos, passando de AA- para A+, enquanto o BBVA desce um degrau, de A+ para A. A redução vem após a dívida da Espanha ter sido reduzida, em 13 de janeiro.

A instituição também reduziu a qualificação de outras 13 instituições financeiras, que ainda contam com perspectiva negativa no período em decorrência da crise financeira europeia.

FITCH

Mais cedo, a agência de classificação de crédito Fitch anunciou o rebaixamento da qualificação de quatro bancos espanhóis, entre eles o maior do país, o Santander.

O Santander reduziu sua nota de crédito em dois pontos, passando de AA- para A, igualando-o ao Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), que desceu um degrau (de AA- para A). Ambos operam em diversos países latino-americanos, incluindo o Brasil.

As outras duas instituições rebaixadas foram o Caixa Bank e La Caixa, que receberam A-. O único banco avaliado que segue estável é o Bankia, com nota BBB+.

A redução é consequência da queda em dois pontos da qualificação da dívida pública da Espanha, que aconteceu em 27 de janeiro.

FRANCE PRESS/FOLHA