sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Wando ainda corre risco de morte e recuperação será lenta


Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, os médicos que tratam o cantor Wando afirmaram que ele ainda enfrenta um considerável risco de morte, mas ressaltaram que esse risco vem diminuindo gradualmente e se declararam otimistas em sua recuperação.

Na coletiva, o cardiologista Joel Teles afirmou que Wando pode deixar o CTI na semana que vem caso sua recuperação se mantenha no ritmo atual. Os médicos afirmam, no entanto, que a recuperação do músico será bem lenta.

Wando, 66, está acordado e se comunica. Hoje foi retirado o dispositivo de assistência circulatória e o próximo passo será a retirada do respirador.

Ele está internado desde o dia 27 de janeiro no Hospital Biocor, em Nova Lima (MG).

Participou da entrevista o médico particular de Wando, João Carlos Dionísio. Ele revelou que o cantor o havia procurado no último dia 23 queixando-se de dores no peito e queimação do estômago. Wando realizou exames, que apresentaram "resultados preocupantes", e foi aconselhado pelo médico a procurar o hospital para mais exames.

No dia 27, um cateterismo constatou entupimento de múltiplas artérias. 

Ao ser preparado para uma cirurgia de ponte de safena, Wando teve um princípio de infarto e foi submetido às pressas a uma angioplastia coronariana em três artérias importantes.

Ontem, Wando foi submetido a uma traqueostomia para, segundo sua assessoria, proteger as cordas vocais do cantor. Os médicos afirmaram hoje que a voz do cantor não será afetada.

Fatores como estresse, sedentarismo, má alimentação e, principalmente, a hereditariedade foram apontadas como as possíveis causas dessa crise no cantor.

FOLHA