segunda-feira, 5 de março de 2012

Após ameaça de Obama, Irã avisa que vai usar 'todas as opções'


O Irã pretende utilizar todas as opções de que dispõe para responder a uma possível agressão militar, de acordo com o Estado Maior das Forças Armadas desse país, em um comunicado publicado nesta segunda-feira.

Os militares iranianos responderam dessa forma às declarações do presidente dos EUA, Barack Obama, que ontem disse em um congresso do principal grupo de pressão judeu em seu país que espera resolver pela via diplomática as tensões com o Irã sobre a questão nuclear, mas que também disposto a usar a força.

No congresso anual do Comitê de Ação Política Americana-Israelense, ele declarou: "Todos preferimos resolver esse assunto diplomaticamente", mas acrescentou que não vai hesitar em "usar a força quando for necessário para defender os EUA e seus interesses", um tipo de ameaça já repetida pelas autoridades de Israel.

"As Forças Armadas [iranianas] advertem aos inimigos que, com a ajuda de Deus e com o apoio de seu grande povo, estão dispostas a usar todas as opções disponíveis frente aos mal-intencionados, agressores e invasores", afirma o Estado Maior iraniano, por meio de sua nota oficial, onde também insta os EUA e Israel a "abandanarem seu tom belicista".

EFE/FOLHA