quinta-feira, 8 de março de 2012

Cristãos são quase metade dos emigrantes do mundo, diz pesquisa Pew


Os cristãos superam amplamente os muçulmanos em termos numéricos entre as pessoas que migram de país no mundo inteiro - inclusive na União Europeia, onde os debates sobre a migração geralmente focam na chegada de muçulmanos -, segundo um estudo divulgado na quinta-feira.

Dos 214 milhões de pessoas que vivem fora do seu país natal, cerca de 106 milhões (49%) são cristãs, e cerca de 60 milhões (27%) são muçulmanas, segundo pesquisa do Fórum Pew para Religião e Vida Pública.

Apenas 3,6 milhões de judeus saíram dos seus países natais, segundo o estudo, mas isso representa 25 % da população judaica mundial, disparadamente a maior proporção entre todos os grupos.

"Muitos especialistas acham que, em termos gerais, as oportunidades econômicas - melhores empregos e salários - são o maior motor individual da migração internacional", disse o estudo. "Ao mesmo tempo, a religião continua sendo um fator na decisão de algumas pessoas em saírem dos seus países natais e nas suas escolhas sobre aonde ir".

O estudo definiu como migrantes pessoas que em 2010 estavam havia mais de um ano vivendo em outro país. As cifras incluem estimativas sobre imigrantes ilegais e refugiados permanentes, como os palestinos e seus descendentes.

"Talvez contrariamente à percepção popular (...), os imigrantes cristãos superam os imigrantes muçulmanos na União Europeia como um todo", disse o relatório, referindo-se indiretamente a partidos ultradireitistas que se queixam de uma "invasão" muçulmana.

Dos 47 milhões de migrantes na UE, 26 milhões são cristãos, e 13 milhões são muçulmanos. A diferença cai quando se leva em conta apenas os imigrantes de países fora da UE - 13 milhões de cristãos, e 12 milhões de muçulmanos.

Os EUA são o principal destino dos migrantes cristãos, que representam 74% dos 43 milhões de estrangeiros radicados no país. Dois terços deles são latino-americanos.

Além disso, os EUA são o principal destino para budistas (muitos do Vietnã), e só 5 % dos estrangeiros no país são muçulmanos.

O país que mais atrai muçulmanos é a Arábia Saudita - especialmente trabalhadores braçais de outros países árabes, do subcontinente indiano e das Filipinas.

A ONU estima que 3 % da população mundial viva fora do seu país de origem. Isso representa 214 milhões de pessoas, um contingente maior que a população do Brasil, quinto país mais populoso do planeta.

REUTERS/FOLHA