quarta-feira, 14 de março de 2012

Familiares de vítimas de acidente com ônibus viajam até Suíça


As famílias das vítimas do acidente de ônibus registrado na noite de terça-feira na Suíça, que matou 28 pessoas, entre elas 22 crianças, partiram de Bruxelas com direção a Genebra em um avião do Exército belga.

A aeronave, um Airbus A310, transporta 116 pessoas, entre elas uma equipe de psicólogos especializados neste tipo de drama, segundo explicou aos jornalistas o ministro belga de Defesa, Pieter De Crem, no aeroporto militar de Melsbroek.

Os familiares das vítimas da tragédia chegaram à instalação, nos arredores de Bruxelas, a bordo de um ônibus com os vidros escuros. Eles foram recebidos pelo rei da Bélgica, Alberto II, pelo primeiro-ministro, Elio di Rupo e pelo próprio De Crem.

Segundo explicou o ministro, uma vez cheguem a Genebra, as famílias serão transferidas por estrada aos diferentes centros hospitalares onde as vítimas estão internadas.

CAUSA DESCONHECIDA

Um total de 52 pessoas viajava no ônibus, que se chocou por causas ainda desconhecidas em um túnel na localidade suíça de Serre (sul do país). Destas, 28 morreram e outras estão feridas com diferentes gravidades.

A maior parte dos viajantes eram crianças das localidades belgas de Lommel e Heverlee (no norte), que voltavam para casa após férias em uma estação de esqui no vale de Anniviers, nos Alpes suíços.

O prior Dirk De Gendt, que lidera a direção da escola de Heverlee, afirmou à agência "Belga" que morreram o professor e a monitora que acompanhavam os 24 alunos desse centro que viajavam no ônibus.

Segundo informações concedidas pela escola, sobreviveram 16 crianças, entre as quais há feridos graves, mas ainda não se sabe o que aconteceu com outras oito.

Já com relação à escola de Lommel, viajavam 22 crianças e dois acompanhantes. 

Autoridades locais confirmaram em entrevista coletiva que dois alunos conseguiram entrar em contato com seus pais por telefone, mas não confirmaram o estado de saúde dos outros membros do grupo.

EFE/FOLHA