quinta-feira, 15 de março de 2012

Morre César Ades, patriarca do estudo do comportamento animal no Brasil


Morreu na noite de ontem o professor César Ades, 69, do Instituto de Psicologia da USP.

Ele estava internado no Hospital das Clínicas desde a última quinta-feira após ter sido atropelado na Avenida Paulista, na região central de São Paulo.

A morte do acadêmico foi confirmada pelo Instituto de Psicologia. O velório será realizado até as 13h desta quinta-feira (15), na biblioteca Dante Moreira Leite, no Instituto de Psicologia, na Cidade Universitária. O enterro será no cemitério Israelita do Embu (Grande SP), às 15h.

Segundo amigos do professor, Ades fazia caminhada quando foi atingido por um carro, na esquina da Paulista com a rua Peixoto Gomide - onde há faixa de pedestres. Ele foi socorrido pela própria motorista do carro e levado, sem documentos, com as roupas de corrida, para o HC, onde passou por ao menos quatro operações.

Nascido no Egito, Ades construiu sua carreira de professor e pesquisador na USP, onde ingressou como estudante de graduação em 1960. Ele era referência mundial na área de etologia e comportamento animal.

Entre outros cargos acadêmicos, era diretor do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP até o final de fevereiro. Também foi o diretor do Instituto de Psicologia, além de ser professor livre-docente desde 1991.

"Uma pessoa muito sorridente, alegre e positiva, um professor muito querido, que sempre fez questão de comparecer a todas as recepções de calouros", disse seu ex-orientando, Leandro Nascimento, 27, hoje analista de business intelligence.

Na rede social "Facebook", muitos alunos e colegas de Ades prestaram homenagem a ele após o atropelamento.

Segundo dados da última atualização disponível, em 2010, a região da Paulista teve 13 atropelamentos fatais (não há o total de atropelamentos). Em toda a cidade, foram 645 pedestres vítimas de atropelamentos em 2010.

FOLHA-