quarta-feira, 7 de março de 2012

Operação contra milícia prende 15 no Rio; 9 são policiais


A Polícia Civil do Rio prendeu 15 pessoas, entre elas 9 policiais militares, durante operação realizada nesta quarta-feira para desarticular uma quadrilha de milicianos em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, dois meses depois de a quarta testemunha do caso ser assassinada.

Além dos policiais, entre os presos há um ex-PM e um fuzileiro naval. Todos são suspeitos de fazer parte da milícia.

Cerca de 200 policiais civis participam da operação. O trabalho é resultado do desdobramento das investigações da operação Capa Preta, desencadeada em dezembro de 2010. Na ocasião, alguns suspeitos foram presos, mas logo ganharam liberdade.

Em janeiro deste ano, a quarta testemunha do caso foi assassinada em Duque de Caxias. Alex José do Carmo estava em um Astra quando foi alvejado a tiros.

Considerado peça fundamental na investigação contra a quadrilha armada, Carmo foi a quarta testemunha assassinada desde o início da operação. A vítima passou informações importantes à polícia sobre o modo de atuação dos criminosos nas áreas dominadas pela milícia na cidade.

Entre os integrantes da quadrilha com mandado de prisão decretado pela Justiça estão dez praças e um oficial da Polícia Militar, um comissário da Polícia Civil, um integrante do Exército, um fuzileiro naval e três ex-policiais militares.

A polícia tenta cumprir na manhã de hoje 28 mandados de prisão e 58 de busca e apreensão. De acordo com o delegado titular da Draco (Delegacia de Repressão às Ações do Crime Organizado), Alexandre Capote, a quadrilha atua desde 2007 em pelo menos 13 bairros de Duque de Caxias.

O grupo é acusado de homicídios, ocultação de cadáver, tortura, lesões corporais, extorsões, ameaças, constrangimentos e injúrias, além de cobrança de taxas de segurança, tráfico de armas, agiotagem, distribuição ilícita de sinal de TV a cabo, internet e jogos de azar, prestação de serviços de transportes piratas (vans e mototáxis) e a venda ilegal de botijões de gás.

FOLHA