sexta-feira, 9 de março de 2012

Shimon Peres entra no Facebook e pede paz em vídeo


"Nós costumávamos ser o povo do livro. Agora, somos o povo do Facebook".

Shimon Peres, presidente de Israel, aderiu nesta semana ao site de relacionamento e aproveitou para pedir a paz mundial em um vídeo de divulgação remixado em ritmo eletrônico.

Aos 88 anos, o chefe de Estado aparece dizendo "seja meu amigo, compartilhe a paz", entretendo-se com um tablet e apertando as mãos de líderes mundiais e celebridades de grau variado.


Protagonizam o vídeo, entre tantos outros, Bill Clinton, Yasser Arafat, Sarah Jessica Parker e os brasileiros Lula e Ronaldo.

Peres afirma querer atingir "novas audiências", pelo que se refere "sobretudo a cidadãos do Irã, da Síria e do mundo árabe".

Mark Zuckerberg, criador do Facebook e também judeu, congratulou o presidente israelense pela "originalidade" da maneira com que divulgou a mensagem. Peres convidou o rapaz para conhecer Israel.

Ontem, o álbum de fotos do presidente incluía um retrato com Lula. Em outra foto, um internauta perguntava: "A senhora na foto é a Shakira?". Sim. Em outra, Madonna.

Mais uma: ao lado do ex-ditador egípcio Hosni Mubarak, destronado em 2011.

AUDIÇÃO

Em seu primeiro post no site, Peres afirmou desejar que a página "seja um lugar em que sonhadores e amantes da paz façam ouvir sua voz".

"Eu dediquei a maior parte da minha vida a promover a paz entre países e governos".

Entre comentários elogiosos na página do presidente, havia também quem questionasse suas afirmativas pacíficas.

"Mas e a Palestina?", perguntava um usuário.

Outro internauta dizia que a ideia de paz "parece boa", mas "[palestinos] não querem paz. Precisamos derrotá-los de uma vez por todas. Mate todos e deixe Deus lidar com eles".

No vídeo, Peres diz: "A paz é necessária para seu futuro. Para seu futuro. Para seu futuro". A repetição é por conta do remix.


FOLHA