domingo, 11 de março de 2012

Soldado americano mata 16 afegãos, a maioria civis


Um soldado americano matou 16 afegãos, em sua maioria civis, na província de Candahar, no sul do Afeganistão, informou neste domingo uma fonte oficial.

A fonte disse que entre as vítimas há mulheres e crianças e que o militar abriu fogo contra elas no exterior de uma base militar no distrito de Panjwai.

A missão da Otan no Afeganistão (Isaf) divulgou no começo da manhã um comunicado no qual lamentava "um incidente que terminou com a morte de afegãos" em Candahar.

A nota informava que o soldado envolvido no "incidente" foi detido, mas não informa o número de vítimas causadas pelo militar.

No texto também não se indicava o motivo do incidente, sobre o qual se limitava a anunciar que as autoridades da Isaf abrirão "uma investigação".

O massacre acontece em meio de um forte clima antiamericano no Afeganistão após a queima de corões por soldados dos EUA no final de fevereiro na base de Bagram, próxima a Cabul e a principal da Otan neste país.

Cerca de 30 pessoas morreram na repressão das manifestações de protesto pela profanação, que o comando americano atribuiu a "um equívoco".

EFE/FOLHA