quarta-feira, 9 de maio de 2012

Alemanha pressiona Grécia por cumprimento de acordos


A chanceler alemã Angela Merkel quer que a Grécia permaneça na zona do euro, mas o país tem que aderir aos termos de resgate internacional, disse ela, numa entrevista antecipada pelo jornal alemão Passauer Neue Presse.

"Ainda é o caso de que os acordos com a troika (grupo formado pela UE, FMI e Banco Central Europeu) e as metas de reforma sejam cumpridos. Só assim podemos imaginar o retorno da Grécia à estabilidade e ao fortalecimento econômico", disse Merkel, segundo o jornal.

A chanceler afirmou que nada mudou em relação a sua opinião de que levará tempo para resolver a crise da dívida soberana da zona do euro, e que a Grécia deve permanecer no bloco de moeda única.

ADVERTÊNCIA

A Grécia deve respeitar os compromissos assumidos com os credores e adotar as reformas prometidas se deseja permanecer na zona do euro, advertiu nesta quarta-feira o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble, durante um debate em Bruxelas.

"Se a Grécia quer permanecer, e a grande maioria dos gregos quer permanecer [na zona do euro], têm que seguir o caminho que traçamos até agora. Não podemos ter um [o resgate) sem o outro [os compromissos assumidos]", entre eles um plano de reformas e ajustes integral", afirmou.

A nação mediterrânea está imersa em um cataclismo político desde domingo, quando os partidos favoráveis à austeridade não conseguiram a maioria para formar um governo.

A oposição, que vai da extrema-direita à esquerda radical, está irremediavelmente dividida. O cenário pode resultar em novas eleições dentro de um mês.

REUTERS/FRANCE PRESS/FOLHA