terça-feira, 15 de maio de 2012

Americanos acham que Obama apoiou união gay por interesse


A maioria dos americanos acredita que o presidente Barack Obama se declarou a favor do casamento gay por cálculo político, mais do que por convicção, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

Obama anunciou na quarta-feira da semana passada o apoio ao casamento homossexual e se tornou o primeiro presidente dos Estados Unidos em exercício a adotar tal posição sobre um tema social potencialmente explosivo, a seis meses da eleição presidencial.

Uma pesquisa do New York Times/CBS News perguntou aos americanos se Obama havia adotado a postura por razões políticas ou por realmente pensar assim e 67% dos entrevistados apontaram a motivação política.

Apenas 16% dos entrevistados afirmaram que estavam mais dispostos a votar em Obama depois que ele manifestou apoio ao casamento gay, enquanto 26% manifestaram disposição menor após o anúncio.

Apenas 7% dos entrevistados consideram a questão do casamento gay a mais importante da disputa eleitoral: a economia e o emprego são a prioridade para 62% das pessoas, seguidos pelo déficit (11%) e pela questão dos seguros de saúde (9%).

FRANCE PRESS/FOLHA