quarta-feira, 9 de maio de 2012

Cade aprova por unanimidade compra da Mabel pela Pepsico


O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou por unanimidade nesta quarta-feira a compra da fabricante brasileira de biscoitos Mabel pela Pepsico, anunciada em novembro passado.

A aprovação ocorreu em bloco, procedimento adotado pelo Cade para deliberar sobre diversos processos de uma única vez, sem discussão em plenário.

Na ocasião da aquisição, a empresa norte-americana não informou o valor a ser pago pela companhia, cujas marcas incluem Mabel, Elbi's, Kelly e Skinny.

O Brasil responde pelo quarto maior mercado da PepsiCo no mundo. Com a operação, a companhia terá 12 mil funcionários e 19 fábricas no país.

No Brasil, a Pepsico é conhecida sobretudo pelas marcas Elma Chips (salgadinhos), Quaker (cereais), Toddy e Toddynho (bebidas lácteas). Já a Mabel é uma das líderes em seu segmento no Brasil, com uma linha de 200 produtos, detendo cinco plantas industriais que juntas podem fabricar 1 milhão de biscoitos por dia.

A Pepsico Americas Foods espera que, com a aquisição, reforce seu portfólio de produtos em "macrosnacks" (salgadinhos, biscoitos e bolachas de água e sal).

REUTERS/FOLHA