quarta-feira, 30 de maio de 2012

Detentos de três penitenciárias da Paraíba fazem rebelião


Detentos das três maiores unidades prisionais da Paraíba estão rebelados desde a noite de terça-feira (29). A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado informou que a situação está perto de ser controlada.

O tumulto ocorre na penitenciária Romeu Gonçalves de Abrantes, conhecida como complexo penitenciário de segurança máxima PB1 e PB2, e no presídio de Segurança Média Desembargador Flósculo da Nóbrega, o "presídio do Roger". As três unidades ficam em João Pessoa.

Os detentos atearam fogo nos colchões e conseguiram produzir uma cortina de fumaça. Segundo informações da direção do complexo penitenciário, detentos tiveram acesso à cozinha do local e se apossaram de facas.

Eles obstruíram os acesso aos presídios. Os detentos reivindicam melhorias na alimentação e na infraestrutura das unidades prisionais.

Ainda não há dados oficiais sobre feridos e danos materiais, mas há informação de que tiros foram disparados, além de diversas grades arrancadas.

A Secretaria de Administração Penitenciária deve divulgar um balanço na tarde desta quarta-feira.

Para as negociações, foi formado um comitê pelas secretarias de Segurança e Defesa Social e Administração Penitenciária, o comando da Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Pastoral Carcerária.

Até o fim da manhã, a polícia ainda não tinha conseguido entrar no pavilhão interno das unidades prisionais. Equipes do Gate, do Canil, Cavalaria e do Choque da Polícia Militar cercam os presídios.

FOLHA