sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dramaturga Christiane Riera morre aos 44 anos


A dramaturga Christiane Riera morreu, aos 44 anos, nesta sexta (11), em São Paulo, em consequência de um câncer de pulmão.

Riera, que foi crítica de teatro da Folha em 2010 e 2011, se formou em letras e tinha mestrado e doutorado em dramaturgia e crítica dramática pela Universidade Yale.

Entre seus trabalhos mais recentes está uma colaboração no roteiro de "Xingu", dirigido por Cao Hamburger, que estreou nos cinemas no dia 6 de abril.

Passou sete anos nos Estados Unidos, estudando e trabalhando com teatro. Em 2001, foi crítica colaboradora do jornal "The Village Voice".

Sua experiência em montagens como dramaturgista inclui "O Misantropo", dirigida por Lisa Channer, e "Macbeth", dirigida por David Kennedy.

No Brasil, trabalhou como consultora de roteiros para a produtora Gullane Filmes. Nesse período, trabalhou com diretores como Laís Bodansky e Heitor Dhalia.

Coordenou, pela Gullane, os oito primeiros episódios da série "Alice", que estreou em 2008 na HBO.

Depois de trabalhar com Fernando Meirelles no filme "O Jardineiro Fiel", foi para a produtora O2. Nessa época, avaliava roteiros e coordenava a dramaturgia de longas-metragens. Na O2, desenvolveu episódios para a série "Os Filhos do Carnaval" e "Antônia".

Riera deixa um filho.

FOLHA