quarta-feira, 9 de maio de 2012

Gato obeso que chegou a pesar 18 quilos morre nos EUA


Um gato chamado Meow, que sofria de obesidade e chegou a pesar 18 quilos, morreu neste fim de semana em um abrigo para animais em Santa Fé, no Estado do Novo México (EUA).

Veterinários cuidavam do animal, que seguia uma dieta especial para tentar chegar a seu peso ideal, 4,5 quilos.

"Estamos devastados", disse Mary Martin, diretora-executiva do abrigo de animais, que cuidava de Meow. "Estávamos em uma corrida contra o tempo para que ele perdesse peso antes de desenvolver complicações devido à sua obesidade e perdemos", lamentou.

Após passar mal, o gato foi levado a um pronto-socorro veterinário. No entanto, não conseguiram salvá-lo. "Sua obesidade causou problemas de saúde que culminaram em sua morte", explicou a veterinária Jennifer Steketee.

Meow foi originalmente entregue a um abrigo menor em Roswell, também no Novo México, depois que sua dona, uma idosa, não teve mais condições de cuidar dele.

Ele foi então transferido para o abrigo em Santa Fé, que é mais bem equipado, e passou a seguir uma dieta rica em proteínas e restrita em carboidratos.

Apesar do final triste, Martin espera que a morte de Meow não tenha sido em vão. "Esperamos que seu caso encoraje outras pessoas a manter seus bichos de estimação em boa saúde. Obesidade não é algo que pode ser ignorado", afirmou.

FOLHA