terça-feira, 15 de maio de 2012

Grécia convoca nova eleição após fracasso em negociações


A Grécia irá realizar novas eleições após líderes políticos não conseguirem entrar em acordo para um governo de coalizão nesta terça-feira, afirmou um porta-voz do presidente grego, Karolos Papoulias.

Ele não informou de imediato uma data para as eleições, mas as regras eleitorais indicam que a votação será no meio de junho. Um governo interino será formado na quarta-feira, disse ainda o porta-voz.

"Pelo amor de Deus, vamos partir para algo melhor e não para algo pior", disse o líder do partido socialista, Evangelos Venizelos, a repórteres após a reunião. 

"Nossa pátria pode encontrar o seu caminho, vamos lutar por isso".

Pesquisas de intenção de voto colocam o partido radical de esquerda Syriza, que rejeita o pacote de ajuda e ficou em segundo lugar na eleição passada, como provável vencedor da nova votação - resultado que daria um bônus de 50 assentos no Parlamento de 300 cadeiras.

Líderes europeus dizem que vão cortar o financiamento à Grécia se o país recuar das promessas feitas em troca do pacote de ajuda acertado em março, o que pode significar a falência do Estado e a exclusão grega da zona do euro.

LIMBO POLÍTICO

Pela manhã, o presidente Papoulias havia convocado todos os partidos políticos do Parlamento eleito em 6 de maio, salvo o neonazista Aurora Dourada, para pedir apoio a um Governo tecnocrata, como última tentativa de evitar novas eleições.

Nas eleições legislativas, os gregos votaram contra as medidas de austeridade exigidas pela União Europeia e o FMI (Fundo Monetário Internacional) em troca dos empréstimos bilionários ao país.

Com esse resultado, a Grécia entrou no limbo político, já que as eleições não permitiram a formação de um governo.

RECESSÃO

O PIB (Produto Interno Bruto) da Grécia caiu 6,2% em ritmo anual no primeiro trimestre de 2012, após uma queda de 7,5% no último trimestre de 2011, segundo as primeiras estimativas oficiais.

Em março, o Banco Central grego advertiu para o risco de uma recessão mais forte que a esperada este ano, com uma queda estimada do PIB de 4,5%. Em 2011, o PIB retrocedeu 6,9%.

Este é o quinto ano consecutivo de recessão na Grécia.

FOLHA