segunda-feira, 7 de maio de 2012

Justiça manda prender PMs condenados por Eldorado do Carajás


O coronel da PM Mário Colares Pantoja, um dos dois condenados pelo massacre em Eldorado do Carajás (PA), em abril de 1996, foi preso na tarde desta segunda-feira (7) e já está em uma penitenciária em Santa Isabel do Pará (a 47 km de Belém).

A Justiça do Pará expediu hoje mandados de prisão contra os dois policiais militares condenados pelo massacre, que resultou em 21 sem-terra mortos (19 no conflito e dois feridos que morreram posteriormente).

Eles recorriam da condenação em liberdade, graças a um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal).

As possibilidades de recorrer em liberdade se esgotaram e o processo foi devolvido à Justiça do Pará, que determinou a prisão.

O coronel Manoel Colares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira foram condenados a, respectivamente, 228 anos de prisão e 158 anos e quatro meses.

A prisão deles era uma reivindicação dos movimentos de trabalhadores sem-terra. O massacre de Eldorado do Carajás (a 770 km de Belém) é lembrado todos os anos por esses movimentos por meio do "Abril Vermelho".

A defesa de Oliveira afirmou que ele deverá se entregar amanhã.

Os advogados afirmam que eles não foram responsáveis por ordenar o massacre e que as investigações sobre o caso não foram aprofundadas.

O massacre ocorreu quando manifestantes sem-terra faziam um protesto pela desapropriação de uma fazenda no sudeste do Pará.

FOLHA