quarta-feira, 16 de maio de 2012

Novo recurso do Google tenta oferecer busca mais inteligente


O Google está introduzindo uma nova ferramenta, desenvolvida para tornar seu mecanismo de busca mais inteligente.

O novo recurso, que estreia nesta quarta-feira (16), usa um banco de dados montado pelo Google que inclui mais de 500 milhões de pessoas, lugares e solicitações frequentes para oferecer um sumário de informações vitais ao lado dos principais resultados das pesquisas.


O Google passou os últimos dois anos recolhendo informações na Wikipédia, no CIA Factbook e em outras fontes para expandir um banco de dados de 12 milhões de itens que ele conseguiu ao adquirir a Metaweb, em 2010.

O armazém de informações, chamado pelo Google de Knowledge Graph, é uma tentativa do mecanismo de busca de fornecer respostas da maneira mais rápida e concisa possível, para que usuários não tenham que passar por toda a mistura de links na página de resultados principais.

As informações extras aparecerão em caixas à direita dos resultados principais da busca. O Google disponibilizará o recurso gradualmente para usuários logados em suas contas nos Estados Unidos durante os próximos dias, antes de estendê-lo para um público maior.



ASSOCIATED PRESS/FOLHA